Química é uma disciplina opcional que integra o plano de estudo do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias referente ao 12ºano. Tem como objetivo proporcionar aos alunos uma visão mais abrangente da química de maneira a oferecer uma maior motivação por parte de quem aprende, estimular o hábito de relacionar o que se aprende com o que nos rodeia, desenvolver as competências de trabalho como a autonomia, sentido crítico, adaptabilidade e boa comunicação, aptidões que serão essenciais para o sucesso no ensino superior.

Como tema para o projeto a desenvolver ao longo do respetivo ano letivo, decidimos debruçar-mo-nos sobre a Arte, designando o nosso tema de “Química e a Arte”.

A arte é o conceito que engloba todas as criações realizadas pelo ser humano para expressar uma visão sensível do mundo através de recursos plásticos, linguísticos ou sonoros de maneira a expressar ideias, emoções, perceções e sensações.

O grupo optou por trabalhar ao longo do ano a relação entre a química e a arte porque a arte está presente no nosso dia-a-dia, vivemos rodeados de obras artísticas e estamos cientes que para a criação dessas obras-primas, a química esteve como base. Então podemos afirmar que a arte começa com a química e é essa afirmação que pretendemos comprovar com o projeto a realizar ao longo do ano letivo.





segunda-feira, 23 de março de 2015

Árvore de Cristais

INTRODUÇÃO

Nesta actividade experimental, iremos realizar árvores de cristais de NaCl. Os cristais estão diretamente ligados à Quimica, pois é esta área que estuda a purificação de substâncias e a análise estrutural mas rapidamente se estendeu a outras áreas como a Arte pelas suas componentes de escultura. Pretendemos compreender o processo de formação de cristais.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As árvores de cristais são miniaturas de árvores artificiais onde se formam por processos de precipitação química, estruturas microcristalinas sobre um suporte absorvente colocado em contacto com uma solução contendo cloreto de sódio (NaCl) , hidróxido de amónio (NH4OH), um branqueador de roupa e água(H2O).
A formação dos cristais dão-se por duas etapas: o seu aparecimento , onde o suporte absorve a solução por ação capilar e à medida que a água vai evaporando, vão se formando pequenos cristais  nas terminações da árvore, e o seu crescimento, pelo qual é responsável o NH4OH, aumentendo assim o tamanho dos cristais até um tamanho considerável.
            O branqueador de roupa, usado para branquear tecidos amarelados ou acinzentados, é composto por uma solução coloidal de Azul de Prússia que se forma apartir da seguinte reação química:


 K 4 Fe (CN) + Sal de Fe (III) + H 2 O → Fe 4 [Fe (CN) 6 ] 3 14H 2 O
*reação ideal quando a reação ocorre muito lentamente


Neste caso concreto onde os produtos formam-se rapidamente, o azul de Prússia apresenta a fórmula K[FeIIFeIII(CN)6]H2O, onde Fe apresenta diferente estados de oxidação (+3 e +2 ) daí a sua cor azul intensa.
Durante a evaporação do solvente e a cristalização ocorre a redução do Azul de Prússia e preenchimento de iões Na+ pela falta de iões K+ para KNaFeIIFeIII(CN)6 , estando os iões de Fe no mesmo estado de oxidação daí a sua coloração branca dos cristais.Ou seja a função do branqueador de roupa é branquear os cristais.
Então, no processo de criação de árvores de cristais formam-se cristais KNaFeIIFeIII(CN)6 de cor branca e de tamanho significativo.

MATERIAL E REAGENTES


PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Síntese da solução coloidal de Azul de Prússia




Síntese da solução final



Nota: Usar como suporte das figuras de cartolina esponjas absorventes para as árvores não cairem; Devem-se multiplicar as quantidades do protocolo consoante o nº de árvores a realizar.

Figura 2- Esquema de montagem da atividade.

REGISTO DE DADOS/ OBSERVAÇÕES


                                              
1ºTentativa (sem uso de qualquer base para segurar a figura):


A figura caiu na solução, não se dando o processo de síntese de cristais.


2ºTentativa (usando plasticina como base):


A plasticina ficou viscosa, não fornecendo qualquer suporte, e voltou a cair na solução.


3ºTentativa (usando esponjas absorventes como base):


Nos primeiros dez minutos: Verificou-se o processo de capilaridade da solução na cartolina onde a solução tem tendência a subir pelo suporte:

                  
                                            Figura 3- Observação da subida da solução.

No dia a seguir: Verificou-se a formação de cristais brancos de tamanho médio com uma textura fofa:

Figura 4- Surgimento de cristais.

Após seis dias: Verficou-se um crescimento dos cristais apresentando um tom rosado os mais juntos das terminações e aparecimento de pequenos cristais nas esponjas:

Figura 5- A-Crescimento de cirstais; B-Aparecimento de cristais nas esponjas.

DISCUSSÃO DE RESULTADOS


Cálculos da preparação da solução de c=0,1mol/L de K4Fe(CN)6.3H2O e de FeCl3.6H2O (na proporção de 1:1):

Dados:

M = (K4Fe(CN)6.3H2O) = 422,39g/mol
M = (FeCl3.6H2O) = 270,00g/mol


        m = n × M
<=> m = 0,1  ×  422,39
<=> m = 42,239g


42,239g --------------------- 1L            x = 3,80 g de K4Fe(CN)6.3H2O
x g ---------------------- 0,09L


        m = n × M
<=> m =  0,1 ×  270,00 
<=> m = 27.000g

27,000g --------------------- 1L             x = 3,80g de FeCl3.6H2O
x g ----------------------- 0,09L


Nesta atividade experimental, obtivemos resultados bastante satisfatórios, conseguimos obter uma árvore de cristais a terceira tentativa usando esponjas; observamos os processos de ação capilar ao se realizar a absorção da solução quer pela esponja quer pela cartolina; obtivemos cristais de tamanho moderado; assistimos ao poder de crescimento de NH4OH e ainda entendemos o processo de redução do Fe pelo qual da solução azul resultam cristais branco (sem o corante). O único aspecto desagradável foi o facto de os cristais não ficarem todos da cor do corante, mas a nível geral ficamos agradados com os resultados.

CONCLUSÃO

Nesta atividade, conseguimos uma árvore de cristais. E ainda compreendemos o processo de toda a sua formação. Concluimos que apartir de uma solução contendo NaCl, NH4OH, um branqueador de roupa e H2O, com as suas diferentes funções, no seu conjunto podemos transformar quer seja cartolina quer seja esponja numa obra de arte. Entendemos ainda que à medida que tentativa após tentativa, nos aproximamos cada vez mais do produto desejado.

WEBGRAFIA

http://chemistry.about.com/od/crystalrecipes/a/crystaltree.htm
http://ciencia-em-si.webnode.pt/products/arvore-de-natal-magica/
http://www.chymist.com/Magic%20tree.pdf
http://www.instructables.com/id/Grow-your-own-Magic-Crystal-Tree-or-any-other-sha/?ALLSTEPS
http://www.elmhurst.edu/~ksagarin/color/lab4-S06.pdf

                                                                       

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